Pode acontecer que de última hora após ter entregue a declaração o contribuinte se dê conta que esqueceu de colocar uma informação ou até mesmo alterar algum dado muito importante, e é nesta hora que bate um certo desespero. Mas nada de pânico ainda há a possibilidade de retificar a declaração de imposto de renda 2019.

Continue lendo este artigo até o final e veja como é simples fazer a declaração retificadora deste ano para não ser pego na malha fina.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Quem deve retificar?

Em geral qualquer contribuinte que tenha cometido algum erro na declaração de imposto de renda 2019 deve fazer a retificação para que assim evite os perigos de retenção na malha fina.

O procedimento pode ser feito quantas vezes o contribuinte achar necessário, de acordo com a Receita é possível retificar até 5 anos após a entrega da declaração. Entretanto, para retificar no imposto de renda 2019 é necessário que a declaração não esteja sob análise da Receita Federal.

retificar declaracao de imposto de renda 2019

Como retificar a declaração de imposto de renda 2019?

O procedimento é simples e deve ser feito o mais rápido possível, ou seja, desde o primeiro momento que o contribuinte percebeu o erro na declaração.

1° Passo – Desta forma para retificar as informações deve-se ir no mesmo programa em que foi feita a declaração de imposto de renda 2019

2° Passo – a retificação do imposto de renda é feita com o número do recibo de entrega da declaração original, ou seja, aquela que necessita de alterações. Porém, caso o contribuinte já tenha feito alguma correção na declaração vigente, por exemplo de 2018, deve utilizar o número do recibo da retificação mais recente;

3° Passo – para fazer o processo de retificação o contribuinte deve acessar o mesmo programa da declaração original. Para dar início à retificação de IR, clique em “Abrir declaração” e selecione a declaração que você deseja retificar:

4° Passo – após isso, abra a guia “Identificação do contribuinte” e clique em “Declaração retificadora”. Logo após esse processo será solicitado o número de recibo da declaração que será retificada. Informe todos os números sem espaços ou pontos.

Se você precisa retificar sua declaração não perca tempo e faça o quanto antes para eliminar de vez os riscos de ser retido na malha fina.

Quer receber dicas para aumenta a restituição e prevenir de ser retido na malha fina? Inscreva-se na newsletter do IR sem Erro e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre IRPF.

Powered by Rock Convert

Kezia Amaro

Produtora de conteúdo no IR sem Erro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *