É normal que durante o processo da declaração de IRPF algumas informações passem despercebidas. Seja esquecer de enviar alguma informação financeira ou não preencher todos os campos indicados para declaração. Justamente para corrigir essas pequenas inconsistências que a Receita dá uma segunda chance ao contribuinte com a possibilidade de retificação da declaração de imposto de renda.

Apesar de saber que a correção dos erros deve ser feita, muitos contribuintes não sabem os passos do processo retificador. Esta falta de informação pode deixar a declaração inconsistente e por consequência o contribuinte fica vulneral a malha fina.

Para deixar você longe deste risco, preparamos um passo a passo para a retificação de imposto de renda, sem erros. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o tema!

Retificação da declaração de Imposto de Renda

Quem deve retificar o IR?

Segundo a Receita Federal devem retificar a declaração de IR, contribuintes que:

  • esqueceram de incluir informações financeiras;
  • cometeram algum erro de digitação durante o preenchimento;
  • deixaram em branco alguns campos importantes para a declaração.

Retificação de imposto de renda online 

É possível fazer a retificação da declaração online de forma simples. Neste caso, não é necessário instalar nenhum programa no computador, apenas ir ao site da Receita e realizar o processo.

A retificação online deve ser feita no portal e-CAC. Para o contribuinte ter acesso ao portal, basta usar o certificado digital ou o código acesso.

Entretanto existe algumas restrições para o contribuinte que escolhe fazer a retificação online. No caso de acessar o portal pelo certificado digital, o contribuinte terá acesso para a correção de qualquer campo das declarações anteriores, mesmo que não tenha sido solicitado pela Receita.

Enquanto quem utiliza o portal e-CAC com o código de acesso consegue fazer somente alterações e correções solicitadas pela Receita Federal.

Apesar do contribuinte ter livre acesso para fazer alterações com o certificado digital, é necessário tomar alguns cuidados. Muitas alterações e correções podem levantar suspeitas na Receita e eventualmente levar o contribuinte a ser retido na malha fina.

Retificação das declarações de IR anteriores 

O contribuinte pode fazer a retificação de IR dos últimos 5 anos. Quem eventualmente esqueceu de declarar alguma informação financeira, por exemplo, compra de um automóvel ou cometeu algum erro durante o preenchimento nos últimos anos devem retificar.

No entanto o declarante deve prestar atenção, pois dependendo da situação, será necessário fazer mais de uma retificação. Sendo assim, caso o contribuinte tenha adquirido um carro em 2015, porém não declarou, deve informar a compra do veiculo na declaração de 2016 (ano-base de 2015) e também no IR de 2017 (ano-base de 2016).

A retificação do imposto de renda dos anos anteriores é feita da mesma forma que a deste ano. Portando, o declarante precisará ter em mãos o número do recibo da declaração original (ou da última retificação) do ano que será corrigido, assim como o arquivo digital da declaração preenchida.

Para fazer correções nas declarações do imposto de renda dos últimos 5 anos, é necessário baixar no computador um software de programa de anos anteriores, disponível no site da Receita.

Passo a passo para retificação da declaração de imposto de renda

A retificação do imposto de renda é feita com o número do recibo de entrega da declaração original, ou seja aquela que necessita de alterações. Porém, caso o contribuinte já tenha feito alguma correção na declaração vigente, por exemplo de 2018, deve utilizar o número do recibo da retificação mais recente. 

Caso o contribuinte não tenha o número do recibo, basta clicar no menu “imprimir” na barra do lado esquerdo do programa de preenchimento da declaração para ter o número.

1.  Para fazer o processo de retificação o contribuinte deve acessar o mesmo programa da declaração original. Para dar inicio a retificação de IR clique em “Abrir declaração” e selecione a declaração que você deseja retificar:

2. Após isso, abra a a guia “Identificação do contribuinte” e clique em ” Declaração retificadora” . Logo após este processo será solicitado o número de recibo da declaração que será retificada. Informe todos os números sem espaços ou pontos.

Pronto, após seguir estes passo basta fazer as alterações na declaração e enviar novamente para a Receita Federal!

O ideal é o contribuinte analisar bem a declaração de IRPF antes do envio, para evitar possíveis erros e consequentemente ter que fazer a retificação de imposto de renda. Aplicativos e plataformas realizam esta tarefa para o contribuinte garantindo uma declaração livre de erros e bem longe do leão.

O que achou deste artigo e das dicas sobre retificação? Deixa um comentário aí em baixo para a gente falando sobre o post.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *