O programa da Receita Federal para declaração de IRPF 2020 ainda não foi liberado para os contribuintes que devem realizar a declaração de ajuste anual. O download será disponibilizado aprovavelmente, apenas no próximo ano no site da RFB.

Como no ano anteior, antes de fazerem a declaração oficial e enviar, os contribuintes também poderão fazer a declaração de IRPF 2020 em rascunho por meio do aplicativo móvel “Meu Imposto de Renda”. Antecipar a declaração em rascunho, é válido para que o contribuinte possa revisar os dados informados, antes da declaração oficial.

O serviço estará ainda disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Vale lembrar que, para ter acesso, é preciso um certificado digital.

Programa IRPF 2020

A Receita Federal liberará o programa para declaração de IRPF 2020 muito provável que no final do mês de fevereiro, conforme ano anterior.

Faça sua declaração, salve em seu computador e antes de entregar, faça a análise da sua declaração através da plataforma IR sem Erro.

Clique em “QUERO TESTAR” no banner ao final desse artigo e comprove que além de entregar uma declaração consistente, minimizando os erros que te levam à malha fina, você ainda maximiza as possibilidades de redução de imposto a pagar ou aumento de restituição.

Prazo de entrega da declaração de IRPF 2020

A declaração de imposto de renda 2020 não tem ainda calendário estipulado, mas se seguir as datas de 2019, será entre os meses de março e abril. No ano de 2019, o prazo para declarar foi menor do que em 2018, por isso melhor aguardarmos calendário oficial.

Visite o site

No caso dos contribuintes que atrasarem a entrega da declaração, a multa, cujo valor mínimo é de R$ 165,74 pode chegar até 20% sobre o valor do imposto a pagar.

A declaração que for entregue após o prazo final, deve ser apresentada pela internet utilizando o programa da Receita Federal ou o aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

Além disso, recomendamos a leitura do artigo “Dicas para não Cair na Malha Fina” para evitar problemas com o fisco.

Fique atento, a Receita Federal voltou atrás em relação às exigências relativas à declaração de bens e direitos para 2020. Leia clicando no link ao lado.

Download do Programa da Receita Federal

Para fazer o download basta clicar no link: clique para fazer o download do programa da Receita Federal.

Lotes de restituição 2019

Lote Data Remuneração Selic Declarações transmitidas até*
17/06/2019 Prioridades
15/07/2019
15/08/2019
16/09/2019
15/10/2019
18/11/2019
16/12/2019

*Datas válidas para declarações já processadas e sem pendência.

Otimize a DIRPF 2019

Antes da entrega da declaração de ajuste anual à Receita Federal, também vale considerar uma otimização da DIRPF 2019. Além de pagar menos imposto de renda ou aumentar o valor da restituição, o contribuinte ainda se previne da malha fina.

Para saber mais, tire suas dúvidas com a equipe do IR sem Erro. Além disso, deixe sua opinião abaixo sobre nosso conteúdo. E se você conhece alguém que precisa de uma ajudinha para lembrar dos prazos, não deixe de compartilhar esse artigo.


Diana Hada

Produtora de conteúdo do IR sem Erro.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido :D