Dentre as obrigações tributárias de início de ano está a declaração do imposto de renda. Uma das questões que mais preocupam o contribuinte é a da malha fina.
No entanto, a prevenção da malha fina pode ser mais simples do que você imagina com o uso da tecnologia.
Aqui você vai conhecer a ferramenta certa para analisar a declaração e evitar a malha fina da Receita Federal. Veja como otimizar sua declaração de imposto de renda e fazer uma entrega consistente e sem erros!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Encontre no IR sem Erro
O que é malha fina?
O conceito de malha fina tem relação com a verificação de inconsistências na declaração de imposto de renda. Em outras palavras, é a “peneira” da Receita Federal.
É dessa forma que o fisco realiza o cruzamento das informações do que é declarado no IRPF em relação ao informe de rendimentos prestados por instituições bancárias, da Previdência Social, dos empregadores, etc.
Quais os motivos que levam a cair na malha fina?
O sistema de cruzamento de dados da Receita Federal é complexo. Na prevenção da malha fina, o primeiro passo a seguir, no entanto, é simples.
Nesse ponto, é preciso conhecer os principais motivos que levam a cair na malha fina. Então, podemos trabalhar para prevenir e evitar a dor de cabeça com o Leão do imposto de renda.
Segundo o portal InfoMoney, os principais motivos que deixam o contribuinte retido na malha da Receita, são:
- divergências no rendimentos declarados;
- divergências no imposto de renda retido na fonte;
- divergências no valor dos rendimentos tributáveis recebidos de pessoas físicas (do exterior ou não);
- divergências no valor declarado de Carnê-Leão ou imposto complementar;
- inconsistências no valor declarado sobre os declarantes;
- inconsistências no valor declarado sobre despesas médicas;
- inconsistências no valor declarado sobre pensão alimentícia;
- inconsistências no valor declarado sobre dedução de livro-caixa;
- inconsistências no valor declarado sobre doações.
Para evitar esquecimentos e otimizar sua declaração de imposto de renda, já existe tecnologia para auxiliar o contribuinte. Se você ainda não ouviu falar no aplicativo para IRPF 2020, o momento não podia ser mais oportuno.
Como evitar a malha fina?
Veja como se prevenir da malhar fina com o IR sem Erro. Ou, baixe esse conteúdo gratuitamente em PDF e tenha sempre a mão as principais sugestões para prevenção da malha fina.
A omissão de rendimentos, na verdade, é um dos maiores problemas na hora de declarar o imposto de renda. Então, veja o que deve ser informado no IRPF 2020, por exemplo:
- prêmio de loterias;
- pensão alimentícia;
- rendimento do cônjuge;
- dependentes;
- planos de saúde de dependentes;
- rendimentos tributáveis;
- despesas com educação;
- planos de previdência complementar;
- ganhos ou perdas de capital;
- ganhos ou perdas de renda variável;
- imposto de 13º salário;
- doações a entidades assistenciais.
Caí na malha fina, e agora?
Se você é contribuinte e foi retido na malha fina da Receita Federal, veja como agir para fazer a correção da declaração através do portal online da RFB ou da declaração retificadora.
Além disso, recomendamos a análise da declaração de IRPF antes da entrega para verificação de possíveis erros e otimizações a fim de pagar menos imposto de renda, evitar a malha fina ou aumentar o valor a restituir.
Por fim, para saber se você caiu na malha fina e o que fazer para regularizar essa situação leia “Como saber se caí na Malha Fina?“
0 comentário