O informe de rendimentos é um dos documentos que são solicitados ao contribuinte no momento da declaração de imposto de renda. Contudo, o informe é disponibilizado por empresas e instituições financeiras e o contribuinte deve ficar de olho no prazo de entrega deste documento.

Neste artigo vamos dar dicas de como conseguir o informe de rendimentos e os procedimentos que o contribuinte deve tomar quando não recebe o documento.

Informe de rendimentos

O que é informe de rendimentos?

Informe de rendimentos é um documento emitido por empresas, bancos e instituições financeiras, onde consta os rendimentos pagos ao longo do ano, isto é para o imposto de renda está sendo declarado. O INSS também encaminha ao contribuinte os comprovantes de segurado, através do site.

Como conseguir o informe de rendimentos?

No caso das empresas o informe é enviado ao empregado, contendo os dados referentes ao rendimento salarial durante o ano. Bancos e instituições financeiras, caso o contribuinte tenha ações investidas, também devem enviar o relatório de rendimentos para o contribuinte. Estas instituições devem enviar um relatório informando sobre os valores da conta corrente como também valores em contas de investimento.

O informe de rendimentos de empresas, bancos ou instituições financeiras devem ser entregues ao contribuinte no inicio do ano, entretanto não há uma data certa para essa entrega podendo variar a cada ano. Contudo, as instituições não podem adiar a entrega, para não comprometer a declaração de imposto de renda do contribuinte.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Estes relatórios de rendimentos são importantíssimos para o contribuinte,  pois fazem parte dos documentos requeridos pela Receita no momento da declaração. Através deles serão cruzados os dados da declaração de IR com as informações financeiras do contribuinte. Logo após será feita uma verificação que apontará se a declaração do contribuinte fica retida ou não.

Não recebimento do informe de rendimentos

Por motivos de desvio na entrega, o contribuinte pode não receber o informe de rendimento das instituições no prazo correto. Caso esta situação aconteça, existem algumas providências que o declarante pode tomar, como por exemplo:

  • entrar em contato com a instituição, seja por telefone, chat ou e-mail para solicitar o documento
  • verificar se o informe de rendimentos está em sua caixa de e-mail ou se está na lixeira ou na caixa de spam

Ao fazer as verificações e constatar que o informe não foi enviado por nenhum meio, o contribuinte pode informar a Receita para que seja tomada as providências cabíveis. A empresa que deixar de enviar o informe fica sujeita a aplicação pela receita federal de R$ 43,14 por documento.

Organização na papelada da declaração do imposto de renda

Como sabemos o informe de rendimentos não é o único documento que deve ser entregue na declaração do imposto de renda, por isso é importantíssimo que o contribuinte faça o planejamento e organização de todos os documentos para minimizar qualquer erro.

Ao invés de acumular dezenas de documentos que ocupam grande espaço em casa, atualmente o contribuinte conta com ferramentas tecnológicas que ajudam neste processo.

Em resumo, o contribuinte deve ficar atento para a organização dos documentos bem como aos prazos estabelecidos a empresas e instituições na entrega do informe de rendimentos. Ter estes prazos em mente ajuda a cobrar no momento certo as instituições, receber o informe no prazo e ter uma declaração sem erros.

Você sabe como a análise da declaração de IRPF te ajuda a fica bem longe do leão? Leia nosso artigo e entenda como a análise pode ser sua aliada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *