Com o período de declaração de IRPF 2019 batendo à porta, é interessante expandir os conhecimentos sobre o tema. Neste caso, sobre algumas curiosidades que rondam o imposto de renda no mundo e algumas dicas para redução do imposto a pagar.

Vejamos quais as nações que lideram os rankings de menores e maiores pagadores de IRPF do planeta.

Powered by Rock Convert

Ranking de países que pagam menos impostos

A taxa cobrada anualmente através do imposto de renda no Brasil é menor do que o contribuinte imagina. Na verdade, a alíquota máxima aplicada no Brasil é inferior a diversos países, tais quais os Estados Unidos e a Suécia, por exemplo. Ou mesmo o Chile e Argentina, de acordo com a OCDE.

Entretanto, isso não quer dizer que a tributação sobre a pessoa física no Brasil é pouca. Para se ter ideia, de cada R$ 100 que um trabalhador brasileiro ganha, R$ 36,40 são convertidos em tributo. Esse valor pode ser comparado ao praticado na Alemanha, por exemplo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Imposto de Renda no Mundo

Imagem via Gazeta do Povo

Ainda que o Brasil não esteja no ranking de países que pagam mais imposto de renda no mundo, o retorno à sociedade dessa arrecadação é defasada.

Veja os percentuais de arrecadação sobre a renda e sobre o consumo a seguir:

Imposto de Renda no Mundo

Imagem via Direito Folha

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), João Elói Olenike, a desigualdade tributária é resultado de um modelo falho:

“No Brasil temos uma tributação muito alta sobre o consumo. O contribuinte paga muitos outros impostos sobre a produção e o consumo, enquanto outros países têm um modelo diferente, que tributa a renda e o patrimônio. Por isso nós temos alíquotas menores de IR, mas ainda assim a arrecadação tributária é tão grande.”

Ranking de países que pagam mais impostos

O imposto de renda é um tributo variável. Ou seja, o IRPF cobrado sobre os contribuintes da Grécia não é o mesmo que o aplicado sobre o Brasil, por exemplo. E o valor auferido irá depender de diversos fatores.

Liderando o ranking de países que pagam mais imposto de renda no mundo estão a Bélgica, a Alemanha e a Dinamarca, respectivamente. Veja abaixo o levantamento feito pela OECD sobre os países que têm o imposto de renda mais caro do planeta:

Imposto de Renda no Mundo

Imagem via Forbes

Segundo a OCDE, um contribuinte solteiro com renda mediana e sem filhos na Bélgica, por exemplo, terá uma tributação em torno de 42,8% sobre sua renda. No caso dos alemães, a realidade não é muito diferente.

Em outras palavras, o contribuinte na mesma situação na Alemanha teria de custear quase 40% de sua renda em imposto. E em terceiro lugar vem a Dinamarca, com seus 38,9%.

Como pagar menos impostos?

A pergunta de ouro de boa parte dos contribuintes é: o que posso fazer para pagar menos IR? E a resposta mais simples e eficaz seria através de uma análise da declaração de IRPF. Com ela, o contribuinte pode reduzir o imposto a pagar, se prevenir da malha fina ou aumentar o valor a restituir no ano seguinte.

Powered by Rock Convert
Categorias: IRPF 2019

Diana Hada

Produtora de conteúdo do IR sem Erro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *