IRPF: veja como melhorar a análise do IR e minimizar os riscos de entrega
Rate this post

A entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2019 começa dia 7 de março e se estende até o dia 30 de abril. Para otimizar e garantir a entrega de informações confiáveis e atualizadas, realizar a análise do IR é essencial. Isso garante que você não caia na malha fina e nem precise pagar multas.

Além de diminuir os riscos de erros, uma análise eficiente traz diversos benefícios. Por exemplo: possibilidade de aumentar o valor da restituição, pagar menos imposto de renda e ter maior controle sobre a vida financeira.

Pensando nisso, elaboramos este post para mostrar como fazer uma análise de IR inteligente e quais são seus principais benefícios para o contribuinte. Acompanhe!

Como fazer a análise do Imposto de Renda de Pessoa Física?

Para fazer a análise, é preciso ter o CPF ou certificado digital para ter acesso ao portal e-CAC, ferramenta usada para fazer a análise. Por meio dela, é possível recuperar todas as declarações entregues nos últimos 5 anos.

Existem ainda as possibilidades de retificar informações entregues no mesmo período, de ter acesso à declaração pré-preenchida e de regularizar a situação fiscal caso você caia na malha fina

Algumas estratégias são essenciais para otimizar esse processo e garantir uma entrega do imposto de renda real e com qualidade. Conheça as principais!

Powered by Rock Convert

Confira as declarações antigas para evitar erros

O IR deve ser feito com muito cuidado. Para aprimorar a declaração de 2019, comparar as declarações dos anos passados é uma boa ideia, tendo em vista que em 5 anos é possível ter conquistado um grande crescimento patrimonial. A Receita Federal está atenta a esses casos e, por isso, você também precisa estar.

Conseguir perceber e entender esse desenvolvimento vai lhe ajudar a declarar todas as coisas que estão em seu nome corretamente.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Conte com o auxílio de um contador

Com o auxílio e ajuda de um contador qualificado e experiente, será possível tomar as melhores decisões e ter mais produtividade.

Além disso, é possível contar com soluções em nuvem que integram as máquinas da empresa com os computadores do escritório de contabilidade contratado, onde será possível fazer avaliações e alterações na declaração do IR de forma mais simples é ágil.

Sincronize todas as informações

A perda de toda a sua análise é uma situação que definitivamente não pode acontecer. Todos os dados, números e anotações devem ser arquivadas e disponibilizadas para que todo o trabalho não seja afetado. Isso pode ser feito por meio da sincronização.

Não importa a quantidade de declarações de impostos de renda de pessoa física que possua, todas elas devem estar guardadas em um local seguro e confiável. Uma ótima alternativa é que elas estejam sincronizadas com seu aparelho, mantendo tudo sempre atualizado, independentemente de qualquer modificação.

Utilize um aplicativo específico

Com um aplicativo criado para a análise do imposto de renda, além de analisar, será possível organizar e arquivar todas as informações. Por meio de uma câmera do seu smartphone, é possível registrar toda a informação necessária para a declaração do imposto de 2019.

Como os dados são arquivados em nuvem, não há problema algum caso você queira trocar de celular, pois será possível continuar acessando quando quiser. Esse aplicativo funciona da seguinte forma:

  • por meio do diagnóstico realizado, são averiguadas várias informações do Portal da Receita Federal. Dessa forma, é feita uma conferência entre a declaração e as normas para declarar exigidas pela Receita;
  • as informações recolhidas são processadas pelo aplicativo e uma síntese será apresentada. Então, as informações são transformadas em dados relevantes para o contribuinte;
  • por intermédio de um relatório, o aplicativo mostra o que pode ser melhorado na declaração. Isso pode gerar a redução do imposto a ser pago, diminuir as chances de cair na malha fina e aumentar a quantia a ser restituída.
Powered by Rock Convert

Quais são as vantagens em fazer a análise do IR?

A análise e o envio da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, quando realizados de forma antecipada, evitam vários problemas.

Além disso, essas estratégias permitem que o contribuinte faça simulações e projeções de operações financeiras, identificando o verdadeiro impacto delas nas próximas declarações, viabilizando tomadas de decisões mais seguras em relação a todos os processos que envolvem a declaração.

Veja a seguir as principais vantagens geradas pela realização dessa prática:

  • evita o pagamento de multas por deixar de enviar a declaração de imposto de renda dentro do prazo, que pode variar entre R$ 165,74 e 20% do imposto deixado de declarar;
  • assegura um tempo maior para a realização de ajuste na declaração e para buscar por dados e informações perdidas ou extraviadas;
  • possibilidade de identificação de erros, omissão de dados ou incoerências entre as informações prestadas;
  • viabilização do pagamento de menos impostos;
  • capacidade de aumento no valor da restituição na qual o contribuinte tem direito;
  • redução dos riscos de cair na malha fina.

Quem deixar de fazer a análise corre o risco de perceber que faltam documentos e dados sem tempo suficiente para providenciá-los, correndo riscos de cair na malha fina.

Caso identifique que foram encontradas divergências durante fiscalização feita pelo Fisco, é preciso procurar corrigir o mais breve possível e retificar a declaração. Isso mostra que o contribuinte está disposto a rever seus erros, ou seja, mostra para a Receita Federal que tem uma boa intenção e que não precisa esperar a notificação para tomar as ações necessárias.

É importante lembrar que quando a Receita faz a notificação, o indivíduo perde o seu direito e fica obrigado a pagar uma multa mínima correspondente ao valor de 75% do valor dos impostos devidos.

Agora que você já sabe da importância e descobriu como fazer uma análise da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física de forma otimizada, não espere mais para colocar as dicas aqui apresentadas em prática e, assim, entregar informações corretas, seguras e aproveitar de todos os benefícios que ela possa oferecer.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe agora mesmo em suas redes sociais. Dessa forma, poderá ajudar seus amigos a entenderem também sobre um assunto tão importante!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *