O prazo para a entrega da declaração em 2020 vai até o dia 30 de abril, e enquanto você termina de juntar todos os seus documentos, nós te ajudamos com 5 dicas para pagar menos Imposto de Renda.

Sim, sabemos que além das preocupações em passar longe da malha fina, as preocupações com o valor a pagar também são recorrentes. Por isso, leia esse artigo até o final e descubra como pagar menos Imposto de Renda.

via GIPHY

O que são despesas dedutíveis?

Nem tudo é tão ruim na vida do contribuinte, para a Receita Federal você deve declarar os valores recebidos mas também pode declarar os valores pagos. Alguns deles são despesas dedutíveis, isto é, despesas que te ajudam a deduzir imposto. Em última instância são despesas boas que te fazem pagar menos Imposto de Renda, ou então te ajudam a restituir valores.

Separamos aqui um resumidão sobre o assunto, veja quais são as despesas dedutíveis:

De cara podemos dizer que nossas dicar para pagar menos Imposto de Renda não são nada que podem te levar para a malha fina, não é nenhum truque de mágica e muito menos te deixará em más lençóis. Se trata apenas de informações sobre cada uma dessas despesas que não são muito bem exploradas. Veja a seguir.

5 dicas para pagar menos Imposto de Renda

1 – Previdência privada

Nossa primeira dica é tão boa que além de te ajudar ano a ano no Imposto de Renda, é uma forma  muito fácil de poupar e fazer um “pé de meia” pro seu futuro. Existe a possibilidade de você utilizar a previdência privada, declarar os valores que investe todos os meses, como despesas dedutíveis.

Existem dois tipos de plano: VGBL e PGBL. Para conseguir deduzir os valores pagos no ano, a sua previdência deve ser a do tipo PGBL. Verifique qual tipo de plano melhor cabe para você.

2 – Gastos com tratamento estético

Despesas muito comuns e que as vezes passam despercebidas, podem ser utilizadas para você pagar menos Imposto de Renda. Por exemplo tratamento estético feito em clínicas de dermatologia, desde que acompanhadas dos recibos, podem ser declaradas. Uma dica do que você pode declarar são os procedimentos abaixo:

  • rinoplastia;
  • abdominoplastia;
  • lipoaspiração.

3 – Não faça declaração em conjunto!

Casamento é algo lindo, mas se querem uma dica pra ajudar a não aumentar a faixa de tributação de vocês é: não somem a renda. Caso um dos dois não tenha renda, ou tenha uma renda muito baixa, sem problemas não irá afetar.

Entretanto se as duas rendas somam um valor alto, cuidado com a faixa de tributação do Imposto de Renda. Vejam isso com calma, as vezes cada um fazer sua declaração ajuda a pagar menos comparando à opção de uma declaração em conjunto.

4 – Autônomos que trabalham em casa podem abater gastos

Já escrevemos aqui no IR Sem Erro, alguns artigos sobre MEI e como deve ser feita a declaração de Imposto de Renda para essa categoria. As despesas como água, luz, internet e telefone, podem ser utilizadas para ajudar a deduzir os valores desde que escrituradas em livro-caixa.

Você pode conferir aqui nosso artigo na integra e se informar detalhadamente sobre como fazer esses abatimentos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

5 – Atualize o valor do seu imóvel

Pois bem, a Receita Federal não permite que você atualize o valor do seu imóvel de acordo com a especulação imobiliária, mas você pode atualizar a cada reforma feita desde que comprove os valores com recibos.

No que isso te ajuda a pagar menos imposto? Caso você resolva vender o seu imóvel, existem várias regras que precisam ser analisadas, mas no geral é cobrado 15% de imposto sobre o ganho de capital. Ganho de capital é a diferença entre os valores declarados do imóvel quando era seu e o valor que você declarou quando vendeu. Entendeu a jogada?

Quanto mais desatualizado o valor do seu imóvel, maior será o ganho de capital e maior será o valor de imposto. Então atualize os valores das reformas sempre que possível, assim você conseguirá pagar menos quando ocorrer uma venda.

Sabe como declarar tudo isso sem erro?

Como dito lá no começo, fora a preocupação de saber como pagar menos Imposto, o contribuinte se preocupa em como não parar na boca do leão. Sim, malha fina. Com a vida corrida que todos nós temos, parar para refazer ou ter que ir num posto da Receita apresentar documentos comprobatórios, não é algo tão tranquilo assim.

Podemos te dar uma última dica, essa não é sobre pagar menos, mas é sobre como não perder tempo com sua declaração. O IR Sem Erro é uma plataforma online que analisa o rascunho da sua declaração. Em outras palavras, apontamos no seu rascunho todos os pontos que estão em desacordo com as regras da Receita.

O IR Sem Erro é prático e te ajuda a economizar tempo. Conheça essa solução e otimize sua declaração!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido :D