Você vendeu imóvel ou automóvel no ano anterior? Então prepare-se pois você terá que declarar venda de bens no imposto de renda 2019.

Confira como declarar a venda dos bens para a Receita e quais documentos são necessários para comprovar que todo o processo de venda foi feito de forma correta.

Venda de veículo no imposto de renda

Para declarar a venda do carro no imposto de renda 2019, o contribuinte deve acessar a ficha de “Bens e Direitos” com o código “21 – Veículo automotor terrestre”. Após isso o contribuinte deve ir até o campo “Discriminação” e informar o valor que o automóvel foi vendido, data, CPF ou CNPJ do comprador.

Declarar automóvel no imposto de renda 2019

Quando o contribuinte for declarar o veículo no IRPF 2019 deve ter em mãos algumas informações para informar a Receita:

  • modelo do automóvel;
  • marca;
  • ano de fabricação;
  • placa ou registro;
  • data de compra;
  • e a forma de aquisição.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Venda de imóvel no imposto de renda

Primeiramente para declarar imóveis no IRPF 2019 o contribuinte deve selecionar o código 11 para apartamentos, 12 para casas e 13 para terrenos.

No caso da venda de imóvel o contribuinte deve preencher a ficha de “Bens e direitos”. Neste caso deve ser repetido no campo “31/12/2017” o valor declarado nos anos anteriores e colocar zero no item “31/12/2018”. Além disso deve ser adicionada o valor da venda, assim como nome, CPF ou CNPJ do comprador.

Declaração do lucro da venda de um imóvel

Ao concretizar a venda de um imóvel é necessário que o contribuinte apure o ganho de capital, ou seja, deve informar o lucro obtido com a venda do imóvel. A própria Receita Federal disponibiliza um programa para que o contribuinte faça esse cálculo.

O contribuinte deve fazer o download do Programa de Apuração dos Ganhos de Capital (GCap), onde irá informar a forma de pagamento, valor da transação, assim como, as datas de aquisição e alienação. Após inseridas as informações o próprio Programa faz o cálculo do imposto de forma automática.

Destaca-se que quando o valor de venda do imóvel for maior que o da compra, irá incindir imposto com alíquota de 15% sobre o lucro. Esse valor deve ser pago até o último dia útil do mês posterior ao da venda. Dessa forma é preciso informar o ganho do capital no momento da venda e não somente na declaração de imposto de renda do ano seguinte.

Powered by Rock Convert

Regras para imóveis no imposto de renda

Importante ressaltar também que o valor do imóvel não muda com a valorização do mercado, ou seja, por mais que a sua casa tenha sido valorizada ao longo dos anos para fins venda, deve ser declarado o preço de compra para a Receita

Há alteração nesta regra, quando ao longo dos anos o contribuinte faz alguma benfeitoria ou reforma na residência, o que para a Receita Federal altera o valor do imóvel. Confira a lista de benfeitorias no imóvel que devem ser declaradas no IRPF 2019.

Importância de declarar a venda de bens do imposto de renda 2019

Dentre os critérios estabelecidos pela Receita, fica a obrigação de declarar toda posse, transações e registro de propriedade de embarcações, veículos automotores e aeronaves independente do tempo de aquisição ou venda e do valor do bem.

Você gostou das dicas deste artigo? Então conta para gente nos comentário o que mais gostou e não esqueça de seguir o IR sem Erro nas redes sociais.

Powered by Rock Convert
Categorias: Como declarar

Kezia Amaro

Produtora de conteúdo no IR sem Erro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *