Como Declarar Aluguel no Imposto de Renda?
Rate this post

Caso em 2018 você tenha tido rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 deve ser feita a declaração de IRPF 2019 e se o contribuinte tiver valores de aluguéis pagos ou recebidos deverá declara aluguel no imposto de renda.

pago ou recebido aluguel em 2018 saiba que todas essas informações devem constar na sua declaração de imposto de renda 2019.

Todos os anos os contribuintes tem uma série de informações para declarar a Receita. Mas alguns contribuintes tem informações adicionais a declarar, como por exemplo o aluguel. E para declarar o aluguel no imposto de renda é necessário saber uma série de detalhes para não errar com o leão.

Curioso para saber como declarar receita com aluguel no IRPF? Então confira este artigo até o final e saiba tudo sobre as  informações que você deve apresentar para a Receita.

Declarar receita com aluguel no imposto de renda

Como declarar aluguel recebido no imposto de renda?

Existem duas formas de declarar o aluguel recebido no IRPF 2019 e tudo irá depender de quem aluga o seu imóvel, pois a Receita tem regras especificas para pessoa física e jurídica.

Pessoa física

No caso do aluguel recebido de pessoa física é importante que o contribuinte esteja atento ao valor mensal que é pago pelo locatário. Esse fator é de extrema importância, pois caso o valor recebido esteja acima da faixa de isenção, o declarante (dono do imóvel) deve fazer o recolhimento mensal do imposto através do Carnê-leão.

Para declarar as informações do Carnê-leão, basta o contribuinte importar os dados para o programa da Receita, na sessão de “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior”, selecionando o ícone “Importar Dados do Carnê-Leão” .

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Pessoa jurídica

Já para aluguéis recebidos por pessoa jurídica, além do valor o também deve ser informado o nome e CNPJ da empresa que aluga o seu imóvel.

Todos os valores do aluguel recebido por pessoa jurídica deve constar em uma única ficha que consta todos os rendimentos tributáveis recebidos por pessoa jurídica.

Aluguel pago no imposto de renda 2019

Para quem é inquilino, ou seja, quem aluga o imóvel as informações referentes ao pagamento do aluguel devem ser enviadas para a Receita. Entretanto despesas com IPTU e condomínio não devem ser declarados para a Receita.

Se o declarante divide o imóvel com outras pessoas, apenas o nome e CPF de quem conta no contrato de aluguel deve declarar os aluguéis pagos durante o ano.

Powered by Rock Convert

Lembrando que o pagamento do aluguel não é considerado uma despesa dedutível, sendo assim o contribuinte não tem chances de restituição sob o aluguel. Apesar de não ser dedutível, é importante que as informações sejam declaradas para que a Receita cruze os dados com as do locador.

Como declarar aluguel pago no IRPF 2019?

Para preencher as informações referentes ao aluguel pago, o declarante deve ter em mãos nome e o CPF do locador que estão presentes no contrato de aluguel. Caso o pagamento do aluguel seja feito para uma imobiliária, a empresa deve fornecer um informe de aluguéis pagos durante o ano pelo inquilino.

Para efetuar a declaração do aluguel o contribuinte deve incluir o valor total de todos os aluguéis pagos no ano de 2018. Essa informação deve ser preenchida na ficha “Pagamentos Efetuados” e deve ser utilizado o código “70 – Aluguéis de Imóveis”.

Imposto de renda 2019

Já está aberto o prazo para a entrega da declaração de IRPF 2019. Este ano os contribuintes terão do dia 7 dia março até 30 de abril para entregar toda as informações para a Receita Federal. Fique de olho pois a declaração deste ano está cheia de mudanças e novidades para o contribuinte.

Para você não ficar desprevenido com todas as mudanças nosso artigo que traz todas as atualizações da declaração do imposto de renda 2019.

Prazo para a entrega da declaração de IR começou

Mudanças na declaração do imposto de renda 2019

Powered by Rock Convert

Kezia Amaro

Produtora de conteúdo no IR sem Erro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *