A Receita Federal disponibilizou o programa de imposto de renda com o intuito de permitir que a entrega desse documento obrigatório fosse feita de forma mais simples e eficiente. Neste caso, para brasileiros com ganhos acima de R$ 28.559,70 anuais e demais casos. Se você tem dúvidas sobre o programa de declaração de imposto de renda, está no lugar certo.

A ferramenta está disponível para diversas plataformas, de maneira que o contribuinte possa fazer a declaração e remetê-la ao órgão competente, mantendo suas obrigações em dia e, assim, evitar a aplicação de penalidades.

Pensando nisso, elaboramos este texto para esclarecer as principais dúvidas sobre como baixar e utilizar o Programa para IRPF 2019. Vamos lá?

programa de declaração de imposto de renda

Programa para IRPF 2019

O Programa para IRPF 2019 foi desenvolvido pela Receita Federal com a proposta de agilizar o processo na hora de declarar. Nele, é possível fazer o rascunho da declaração do imposto de renda, declarar o IRPF 2019 e verificar pendências no CPF do contribuinte.

Além disso, todo o processo de acompanhamento sobre as alíquotas, os lotes de restituição, e demais dúvidas podem ser tiradas pelo Programa para IRPF 2019.

Entretanto, é comum que haja imprevistos, esquecimentos e o sistema da Receita Federal se encontre sobrecarregado. Ainda mais entre os meses de março e abril.

Para evitar esse problema durante o período da declaração de IRPF, vale conferir a lista que criamos de aplicativos para imposto de renda 2019 que vão transformar sua relação com o Leão.

Além de te dar muito mais segurança e tranquilidade para entregar um declaração consistente e sem erros!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Visite o sitePowered by Rock Convert

O que é o programa de declaração de imposto de renda e como funciona?

Trata-se de uma plataforma ou aplicativo pelo qual o contribuinte deverá fazer a declaração de ajuste anual e enviar para a Receita Federal.

O programa observa os limites legais, mensura de forma automática o imposto a pagar ou restituir e comunica o tipo de declaração que lhe é mais benéfica.

Funciona de maneira fácil e simples e pode ser baixado no computador, smartphone, tablet e outros. Caso esteja acessando pela primeira vez, basta seguir o passo a passo para o preenchimento ou solicitar a ajuda de alguém que já tenha feito alguma declaração.

Quais são as versões disponíveis?

O programa foi desenvolvido em Java multiplataforma e pode ser executado em vários sistemas operacionais. Por exemplo: Windows, Linux, Mac, Solaris etc., desde que seja instalado no computador o Java, versão 1.7 ou superior.

Powered by Rock Convert

Como baixar o programa para fazer a declaração do IRPF?

Para baixar o programa basta acessar o site oficial da Receita Federal e seguir as instruções:

  • selecione a forma desejada de preenchimento da sua declaração;
  • baixe o programa do IRPF;
  • abra a pasta de downloads do seu computador, execute o programa e, se for pedida alguma autorização, selecione sim;
  • um aviso aparecerá na tela e você verá a informação de que a ferramenta está pronta para ser instalada. Em seguida é só confirmar;
  • na tela seguinte do instalador, clique em avançar. Será solicitado um local para armazenar o programa. Se seguir a forma padrão, será armazenado na pasta “arquivos de programas”. Agora, se quiser alterar o local, basta selecionar procurar, escolher o novo local e clicar em avançar. Um atalho também será instalado na sua tela inicial;
  • confirme as informações instaladas, clique no campo avançar e finalize apertando em concluir. Dessa forma, o programa já está instalado.

Você também pode efetuar a declaração de imposto de renda por meio do seu smartphone. Para isso, entre no link disponibilizado acima e opte pelo sistema Android ou iOS.

Como fazer a declaração por meio do programa?

Para declarar o imposto de renda, separes os documentos importantes, como informes de rendimentos de salários, informações relativas aos dependentes e alimentandos, se tiver, informe de rendimentos bancários, entre outros.

Depois, basta seguir a instruções fornecidas no programa e estará pronto para o envio. Em caso de dúvidas sobre o funcionamento e manuseio, o próprio site está preparado para esclarecê-las.

Conseguiu entender melhor sobre o programa de declaração de imposto de renda? É uma estratégia criada para garantir segurança, sigilo das informações, agilidade e praticidade para o contribuinte, considerando a estimativa e o grande volume de declarações enviadas todos os anos.

Fique alerta quanto ao prazo do IRPF 2019 e às informações declaradas para não cair na malha.

Powered by Rock Convert

Diana Hada

Produtora de conteúdo do IR sem Erro.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *