Quem está habituado com a prestação de contas ao Leão, sabe o quão importante é obter a declaração de Imposto de Renda do ano anterior. Isso porquê, vários dados como bens e informações pessoais podem ser copiados e atualizados apenas se necessário.

Já imaginou tendo que localizar novamente todos os dados do seu imóvel como número do IPTU, quadra, lote, metragem… Ou informar novamente todos os dados do seu veículo? Ter em mãos a declaração do ano anterior e importar os dados para a atualizada é a opção mais rápida de declarar.

Por isso, confira como como obter a declaração de Imposto de Renda do ano anterior. Boa leitura!

É possível obter a declaração de Imposto de Renda do ano anterior?

Antes de falarmos como, vamos entender se é possível conseguir a declaração de IR do ano anterior. Caso você não tenha deixado salvo o PDF no computador, ou então a versão impressa em alguma pastinha no seu guarda roupas, saiba que existem algumas maneiras de recuperar o arquivo: pelo programa da Receita, eCac ou posto de atendimento presencial da Receita Federal.

Preciso da declaração toda ou só o número do recibo é válido?

São duas necessidades diferentes. Talvez você precise do número do recibo sim, pois ao iniciar a declaração 2020, é solicitado esse numero. Embora que, por conta da pandemia do Covid-19, a Receita tirou a obrigatoriedade do preenchimento dessa informação mas, nada impede que seja preenchido.

Precisar da declaração toda é mais sobre conferir o que foi preenchido no último ano e até mesmo aproveitar das mesmas informações, importando dados da declaração anterior. Afinal, não precisar Preencher novamente dados pessoais de contribuinte e dependentes, pode ser muito mais rápido.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como recuperar a declaração de IRPF do ano anterior?

Como dito anteriormente, existem algumas maneiras de recuperar: pelo programa, eCAC ou posto de atendimento presencial da Receita Federal.

Programa da Receita

Se você localizar no seu computador, ou nos arquivos do seu celular o programa da Receita que foi utilizado para fazer a declaração do ano passado, você consegue através dele, abrir o arquivo da última enviada. Tanto o arquivo da declaração completa, quanto o recibo.

Caso tenha ainda o programa que usou no ano passado instalado na sua máquina, siga esses passos:

  1. abra o programa do IR 2019;
  2. e em seguida localize o item “Gravar Cópia”, disponível no menu “Ferramentas”, em “Cópia de Segurança” na barra do lado esquerdo da tela; 
  3. selecione “Cópia da última declaração entregue e do recibo de entrega” e clique em “OK”;
  4. escolha qual declaração deseja copiar e clique em “Avançar”.

Entretanto se você formatou seu computador, é provável que nem tenha mais uma pasta com os arquivos salvos da última declaração. Se esse for o caso, precisará acessar a plataforma do eCAC da Receita para pedir ajuda.

eCAC

O acesso do eCAC permite ao contribuinte obter as declarações de imposto de renda dos anos anteriores porém, é necessário acesso do certificado digital. Para quem não tem o certificado instalado, é permitido acesso apenas para pegar uma segunda via do recibo de entrega.

Veja como localizar a segunda via da declaração pelo eCAC:

  1. menu “Declarações e Demonstrativos”;
  2. em seguida, abra o item “Meu Imposto de Renda”;
  3. localize, na parte de baixo da tela o menu “documentos”;
  4. clique no item “Cópia da Declaração”.

Contudo, como explicamos, esse procedimento é apenas para quem tem o certificado digital disponível. Caso não, precisará comparecer no centro de atendimento presencial.

Atendimento presencial da Receita Federal

Você pode consultar aqui qual o posto de atendimento mais próximo na sua cidade. Importante ressaltar que no período atual de quarentena em muitas regiões, é aconselhável agendar atendimento antes de ir presencialmente.

Outras dúvidas sobre o assunto? Não vá dormir pensando nisso, assine a newsletter para receber informações em primeira mão.

Categorias: Como declarare-CAC

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido :D