Um dos principais questionamentos ao preencher a declaração diz respeito à escolha do modelo da declaração. A boa notícia é que o programa da Receita Federal, facilita a vida do contribuinte. Que na maioria das vezes deve optar pela declaração de imposto de renda completa.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

A ferramenta faz os cálculos e mostra a opção mais vantajosa, comparando o quanto será pago de imposto ou recebido de restituição nos dois modelos (simplificada ao completa). No fim, é o programa que escolhe qual é o melhor modelo para o contribuinte.

Vamos explicar agora porquê a declaração completa geralmente ser mais vantajosa para aumentar sua restituição!

Declaração completa de Imposto de Renda

No geral, contribuintes que possuem muitas despesas dedutíveis têm mais vantagens no modelo de declaração completo, visto que o limite para abatimento é maior sobre o valor do imposto a pagar.

Em outras palavras, o modelo completo, para quem tem mais despesas a declarar aumenta as chances do contribuinte pagar menos imposto de renda.

Por isso, a declaração completa normalmente é melhor para quem tem muitas despesas a deduzir: gastos com dependentes, pagamentos escolares, sofre retenção de contribuição previdenciária, despesas médicas, odontológicas ou contribui para um plano de previdência na modalidade PGBL, por exemplo.

Deduções legais

O contribuinte pode abater do cálculo de seu imposto de renda o valor referentes a despesas que teve ao longo do ano. O abatimento de gastos com educação está limitado a R$ 3.561,50 . Já o abatimento de gastos médicos, como plano de saúde, não têm limite para a dedução

Quem tem dependentes declarados no imposto de renda também pode abater R$ 2.275,08 para cada um deles.

Outro gasto que pode ser deduzido do cálculo do imposto é a previdência privada. Aqueles que têm Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) ou Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi) podem abater o valor das contribuições, limitado a 12% do rendimento tributável.

declaração de imposto de renda completa

Comprovantes


Para incluir as deduções legais em sua declaração de Imposto de Renda, você deve ter os comprovantes das despesas. Guarde esses documentos por cinco anos.

Despesas médicas, por exemplo, devem ser comprovadas com recibos ou notas fiscais. Vale lembrar que altos gastos com médicos são um dos principais motivos que fazem com que as pessoas caiam na temida malha fina.

Powered by Rock Convert


Henrique Mattos

Produtor de conteúdo no IR sem Erro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *