Quanto antes o contribuinte souber que a declaração caiu na malha fina, mais tempo terá para corrigir o erro e evitar multas que podem chegar a até 75% sobre o valor do imposto devido. A questão é: como saber se caí na malha fina? Descubra aqui!

De acordo com dados oficiais da Receita Federal, mais de 600 mil contribuintes brasileiros caíram na malha fina no ano passado. Então, para evitar essa dor de cabeça, é essencial ter ferramentas que indiquem os caminhos certos na hora de declarar.

Precauções básicas

Primeiramente, é importante o contribuinte saber que suas obrigações com a Receita Federal não terminam no ato da entrega da declaração de IRPF. Muito pelo contrário.

Assim, período de declaração, na verdade, se divide em três fases distintas, por exemplo:

Tendo isso em vista, podemos passar para a questão central desse artigo: como saber se caí na malha fina?

Consulta malha fina

Na ausência de uma análise da declaração de imposto de renda, é fácil deixar passar batido alguma vírgula, valor ou qualquer outro tipo de informação errada no ato de declarar. Se isso acontecer, é certo que a declaração cairá na malha da Receita.

Além disso, é comum a declaração ser retida por conta de deduções incorretas, como a previdência privada, despesas médicas e pensão alimentícia, por exemplo.

Se você já está retido, veja como a consulta pode ser feita no site da Receita Federal nos passos a seguir:

Powered by Rock Convert

Primeiro passo

Acesse o site do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Para isso, é preciso ter o código de acesso e a senha para fazer login.

No caso de ainda não ter o seu, gere aqui seu código para consultar o processamento das declaração de imposto de renda. Observe abaixo como fazer a consulta corretamente:

Como saber se caí na Malha Fina

Segundo passo

Uma listagem das declarações entregues nos últimos anos aparecerá. Mesmo aquelas que foram retificadas anteriormente. Nesta aba, para cada declaração entregue, observe na coluna “Situação” para saber o status da sua declaração.

E então a resposta para “como saber se caí na malha fina?“, será respondida.

como saber se caí na malha fina

No caso de haver pendências na declaração e for o caso de serem retificadas o processo é simples. No próprio site, o pode realizar a correção através da retificação online. Para isso, basta seguir a coluna “Serviços” e selecionar o ícone.

Assim, com as devidas informações necessárias para a retificação, o contribuinte só precisa seguir as orientações do site para corrigir as inconsistência apontadas pelo sistema da Receita.

Feito isso, basta aguardar alguns dias e revisitar a página para verificar a atualização do status.

Multa imposto de renda

Se for o caso das inconsistências encontradas não serem corrigidas no site da RFB, será necessário fazer a retificação da declaração.

Por isso, aos contribuintes mais esquecidos, um lembrete: recomendamos a correção o quanto antes. Isso porque o esquecimento pode custar caro pro seu bolso. O valor da multa pelo atraso na entrega da declaração (retificadora, simplificada ou completa) têm um prazo.

E exceder o período estipulado pela Receita pode gerar multa de 20% até 75% do valor do imposto devido.

Por fim, se você achou esse conteúdo relevante, compartilhe! Além disso, veja o que considerar antes da entrega da declaração de IRPF para evitar cair na malha outra vez.

Powered by Rock Convert
Categorias: Malha fina

Diana Hada

Produtora de conteúdo do IR sem Erro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *