Tem aquelas situações na vida que simplesmente dão muito ruim, e o que resta fazer? Chorar? Não, apenas correr atrás do prejuízo para que não fique ainda pior. Assim é se você precisar recuperar o recibo de IRPF. Esteja certo de que estará diante de uma pequena saga.

Na verdade, recuperar o número do documento não chega a ser bem uma “missão impossível” do tipo estrelado pelo Tom Cruise, mas vai exigir, no mínimo, muita atenção do contribuinte. Mas fique tranquilo, nesse artigo nós mostramos como é possível fazer. Boa leitura!

Recuperar o Recibo de IRPF

Preciso ter o recibo da última declaração de imposto de renda?

O próprio site da Receita diz que o recibo da última declaração não é obrigatório para fazer a nova. Contudo, por uma questão de precaução, é recomendável guardar o recibo de cada declaração.

Afinal, em um cenário hipotético, pode acontecer da declaração de um determinado ano ter apresentado erros e a Receita identificou esse detalhe. Nesse caso, ter o recibo da declaração é fundamental para a sua própria consulta.

Outro ponto de vista é que, com o recibo da declaração, é possível acompanhar o seu status na Receita e ainda fazer as devidas retificações, visto que, somente com a apresentação da numeração o contribuinte pode retificar.

Resumindo, por mais que a Receita não recomende, sugerimos que você o guarde muito bem!

Como Recuperar o Recibo de IRPF?

Opções não faltam para o contribuinte resgatar o recibo perdido, basta escolher o modo mais cômodo e fácil. Veja quais são eles e como fazer.

Portal do eCAC

Nesta página do Governo é possível realizar uma porção de coisas, inclusive recuperar o recibo de IRPF. Para acessar o Portal do eCAC é necessário ter em mãos o certificado digital e, dentro do portal, basta o contribuinte identificar a opção “recuperar recibo”.

Recuperar pelo computador utilizado na última declaração

Sim, isso é possível. O arquivo produzido pelo programa que gera a declaração é salvo no disco rígido do seu equipamento, basta localizá-lo.

Neste momento, será aberta uma página com todas as declarações transmitidas, com isso, é só selecionar a competência que você deseja resgatar e baixar no seu computador. Somente um adendo, para que esse processo funcione perfeitamente, é preciso que a declaração do ano anterior esteja salva em seu PC.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Via celular ou tablet

A partir de 2013, a declaração também passou a poder ser transmitida por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

No caso de o usuário ter utilizado o aplicativo do Imposto de Renda de um dispositivo com sistema operacional androidestes arquivos deverão estar na pasta \download. Após localizar o arquivo, é necessário clicar sobre ele para acessá-lo.

Já se a declaração foi transmitida por meio de um dispositivo móvel com sistema operacional  iOS, esses arquivos estarão na pasta de arquivos do programa do Imposto de Renda do aparelho. Para localizar, é necessário utilizar o iTunes. 

Independentemente do sistema operacional utilizado no dispositivo móvel, para conseguir localizar a declaração é fundamental que o contribuinte já possua instalado no seu aparelho o APP IRPF e tenha cópia da declaração e recibo baixados no seu dispositivo. Só assim conseguirá abrir o arquivo da declaração anterior.

Fonte: Receita Federal

Unidade da Receita Federal

Se acaso você tentou todas essas possibilidades e nenhuma deu certo, ou mesmo, caso seja um contribuinte à moda antiga, pode-se resolver isso pessoalmente. Basta comparecer a uma das unidades da Receita Federal espalhadas pelo país, aliás existe uma lista com todas elas, com seus documentos pessoais em mãos e, com certeza, tudo dará certo.

Para não precisar fazer toda essa saga, e recuperar novamente o número do recibo, é bom guardar essa informação em um drive ou nuvem, por exemplo, facilita a vida e evita esforços desnecessários.

Você acha que se preparar para o IRPF do jeito certo? Inscreva-se na newsletter IR sem Erro e recebe em primeira mão conteúdos que vão te deixar ninja em imposto de renda!


Kezia Amaro

Produtora de conteúdo no IR sem Erro.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido :D