Muito se discute sobre a geração millennial, ou geração Y optar por alugar imóveis ao invés de comprar. Uma pesquisa feita pela agência Today aponta que pessoas nascidas entre 1981 e 1996, preferem locar imóveis ao invés de entrar em financiamentos longos para aquisição de um, mas você já sabe como declarar o aluguel pago no Imposto de Renda?

Outro dado importante nisso é que 90% das buscas por esses imoveis, são feitas online, ou seja, assim como o IR Sem Erro possibilita ao contribuinte uma análise do sua declaração de Imposto de Renda, existem outras várias ferramentes online que são tendência no mercado.

Sem mais delongas, veja aqui nosso tutorial de como declarar o aluguel pago no Imposto de Renda. Boa leitura!

Passo a passo de como declarar aluguel pago no Imposto de Renda

1 – Ao acessar o Programa da Receita, selecione no menu “Pagamentos Efetuados”;

2 – clique em “novo” para informar um novo pagamento;

3 – selecione o código 70 – aluguéis de imóveis. Informe o CPF ou CNPJ para quem foi pago o valor e qual o valor pago ao longo do exercício anterior.

Importante também pensarmos em algumas coisas que podem fazer esse processo não ser tão simples quanto parece, como quando o depósito é feito junto com valor de condomínio ou IPTU, quando o aluguel é compartilhado ou se o locatário forem duas pessoas e não apenas uma.

Posso incluir nos valores pagos as taxas de IPTU e condomínio?

Não pode. O valor a ser informado pela Receita refere-se apenas ao valor fechado em contrato de locação. As taxas de condomínio ou IPTU, não devem ser informadas, mesmo que pagas pelo locatário.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que fazer quando o aluguel é compartilhado?

Sempre o contratante é quem vai declarar, mesmo que divida o valor com amigos ou cônjuge. Salvo os casos em que no contrato conste dois locatários, é sempre uma pessoa só que vai informar os valores totais pagos. No caso do locatário serem duas pessoas diferentes, e constar em contrato, deve ser feita duas inserções no programa utilizando o código 70, cada um em sua respectiva declaração.

Pagar aluguel me ajuda a deduzir imposto?

Então, não. Declarar aluguel pago no Imposto de Renda não é um tipo de despesas dedutível. Contudo, é obrigatório que o locatário declare o valor que recebe mensalmente. Omitir o valor de recebimento de aluguel no IRPF, pode acarretar em multa de até R$ 5.000,00.

Multa? Dá até medo de falar sobre isso. Malha fina então…

Calma, não queremos deixar esse artigo pesado. Nosso objetivo aqui é informar com um simples passo a passo como declarar aluguel pago no Imposto de Renda e tirar mais dúvida que possam surgir sobre o assunto. Vamos finalizar com uma boa dica .

Ferramentas online que são tendência no mercado

Anote aí: IR Sem Erro. Uma ferramenta online que analisa o rascunho da sua declaração e não é pra ser utilizada apenas na período de declaração. Ou seja, você paga para utilizar e aproveita o ano todo.

O sistema do IR Sem Erro te permite subir para análise declarações anteriores para que o sistema lhe de dicas de como melhorar a sua restituição, ou pagar menos imposto. Essas dicas bem aplicadas ao longo de um ano, te resultam, sem mágica alguma, na redução de imposto a pagar.

Sabemos que a internet é tendência da nova geração, então não fique de fora! Conheça agora e cadastre-se!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido :D