Ao entregar a declaração do imposto de renda, muitos contribuintes ficam naquela expectativa boa de logo sair as datas de restituição. Precisa ter muita paciência, pois as vezes a divulgação para consultar a restituição do imposto de renda pode demorar um pouco.
Enquanto o contribuinte espera o calendário ser divulgado pela receita, nada melhor que entender como fazer a consulta de restituição pelos diversos canais disponíveis. Aliás um deles pode estar na palma da sua mão. Confira neste artigo, como consultar a restituição e quais são os meios para isso acontecer. Boa leitura!
Encontre no IR sem Erro
Consultar Restituição Do Imposto De Renda
Para fazer a consulta o contribuinte conta com duas opções, que pode ser via celular, como também, computador. Vamos mostrar os passos de cada um.
Caso você seja adepto do desktop, basta acessar o site da Receita na página de Consulta de Restituições. Na próxima tela, será preciso preencher seu CPF, ano da consulta e data de nascimento.
Eventualmente, você pode não estar presente no lote de restituição que foi anunciado, mas por via das dúvidas o contribuinte pode sempre ficar atento ao calendário da Receita e conferir a sua restituição.
Para os que preferem os apps a Receita já disponibiliza para Android e iOS, o Meu Imposto de Renda, que entre tantas funções faz a consulta dos lotes de restituição. Os passos para fazer a consulta no app são:
- selecione o símbolo de “+”. Então, clique em “Consulta Restituição”;
- na tela seguinte, informe seu CPF e o ano em que deseja fazer a consulta;
- por último, clique no ícone da lupa, e pronto as informações serão apresentadas.
Mudança nos lotes de restituição
No início do mês de abril de 2020, data em que geralmente é divulgada a data de entrega da declaração e também as mudanças nas regras e no Programa, foi anunciado alterações nos lotes de restituição.
Houve diminuição dos lotes, agora eles serão divididos em 5, e não mais em 7 lotes como vinha sido feito ao longo dos últimos anos e também será pago no final de maio.
Para garantir a restituição logo nos primeiros lotes, a dica é, entregue a declaração o quanto antes, isso porque, a Receita irá averiguar suas documentações em primeira mão dando mais chances.
Declaração de IRPF + Análise do imposto de renda
Grande parte dos contribuintes que fazem a declaração de imposto de renda sem a ajuda de um contador, sentem falta de uma segurança extra na hora da entrega, isso porque, pode haver alguns descuidos que levam a malha fina.
Mas para comodidade do contribuinte já existe a ferramenta IR sem Erro para análise da declaração do imposto de renda. Funciona assim, nosso serviço funciona com a mais alta tecnologia e detecta os erros e inconsistências de dados na declaração e ainda alerta quando seu lote de restituição está chegando.
Isso por que, nosso serviço tem um exclusivo robô que é totalmente integrado ao e-CAC da Receita Federal. Conheça todos os recursos do IR sem Erro e veja como nós garantimos total segurança para sua declaração de imposto de renda.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
0 comentário