Ser contribuinte implica em ter que estar atento à questões tributárias, e uma das formas mais seguras e tecnológicas de fazer isso é acessar o eCAC da Receita Federal. No portal, é possível acompanhar diversas pendências e até mesmo acompanhar o pagamento dos lotes de restituição.

No artigo a seguir você fica por dentro das principais funcionalidades do Portal eCAC, quais documentos são necessários para fazer o cadastro e também como acessar a plataforma do eCAC. Fique até o final e boa leitura!

Para que serve o eCAC da Receita Federal?

A criação do eCAC foi uma revolução para o contribuinte brasileiro, isso porque fica mais fácil para acompanhar a vida tributária sem sair de casa. Na verdade o sistema do eCAC foi criado justamente com o intuito do contribuinte resolver todas as pendências no próprio computador sem que precise ir até uma agência da Receita Federal.

No sistema no eCAC é possível fazer consultas, acompanhamento da situação fiscal, eventuais pendências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Dentre os principais serviços oferecidos pela Receita estão:

  • Pendências e declaração do Imposto de Renda em andamento;
  • Pagamentos na base de dados da Receita Federal;
  • Mensagens oficiais emitidas pela entidade;
  • Situação fiscal de pessoas físicas e jurídicas;
  • Inscrições na Dívida Ativa da União;
  • Informações sobre parcelamentos de débitos fiscais etc.

Quais os documentos para cadastrar no eCAC?

Para ter acesso a todas essas funcionalidades é necessário fazer o cadastro no eCAC e gerar o código de acesso. Basicamente, você vai precisar de CPF e das últimas duas declarações de imposto de renda para fazer gerar o código.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como acessar o eCAC da Receita Federal?

Depois de gerar o código de acesso, agora é só entrar no sistema do eCAC e consultar sua vida tributária e pendências em apenas um clique.

O acesso é feito no Portal eCAC, para login basta informar CPF, código de acesso gerado e a senha cadastrada. Pronto, você está dentro da plataforma e pode conferir todas as informações necessárias.

acessar ecac da receita federal

Código de acesso tem validade?

Sim, a validade é de 2 anos, após esse período, o contribuinte não será necessariamente avisado da expiração do prazo, por isso, deve ficar de olho na data de vencimento do código.

Para obter um novo código, basta fazer o mesmo processo, mas dessa vez informando a senha já cadastrada no portal, logo em seguida você terá um o código.

Caso tenha alguma pendência ou dúvida sobre sua situação com a Receita, não deixe de acessar o eCAC da Receita Federal e fazer sua consulta, é simples, prático e resolve seus problemas bem rápidinho.

Agora, se não está afim de cair na malha fina e corrigir toda sua declaração de IRPF de um jeito super seguro, conheça a plataforma IR sem Erro para análise de imposto de renda.

Com o IR sem Erro, todas as suas informações são verificadas e caso sejam encontrados erros e inconsistências nos dados, você é notificado na plataforma para corrigi-los. Viu? tudo bem simples! Conheça mais o IR sem Erro e não caia na malha fina.


Kezia Amaro

Produtora de conteúdo no IR sem Erro.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido :D